Foto: Renan Mattos (Diário)
O Sudário de Turim ou o Santo Sudário, lençol de linho que, supostamente, envolveu o corpo de Jesus Cristo após a crucificação, é uma das relíquias mais pesquisadas por cientistas, historiadores e religiosos do mundo inteiro. Para trazer à tona um assunto tão importante quanto intrigante, desde 2010, o Brasil tem recebido a Exposição Internacional "Quem é o Homem do Sudário". E, a partir deste sábado até agosto, Santa Maria também recebe a ExpoSudário. Curador da exposição, o padre Alexandre Paciolli, do Rio de Janeiro, explica que o objetivo da mostra é dar aos visitantes a oportunidade de conhecer a fundo uma das peças mais estudadas pela ciência. Segundo ele, para analisar o sudário foramselecionados alguns dos melhores profissionais das áreas de palinologia, patologia forense, botânica, física, química, numismática, iconografia e tecnologia têxtil, entre outras.
A MOSTRA
Dividida em cinco fases, a
exposição contém uma réplica do Sudário de Turim, em tamanho original de 4,41m x 1,13m, assim como réplicas da tumba, dos pregos, da coroa de espinhos de Cristo, além de moedas originais da época da Palestina.
Ingrediente de slime pode causar intoxicação
Além desses elementos, o
visitante poderá deparar com mais de 36 painéis, com estudos sobre o lençol sepulcral e o seu percurso histórico. Uma escultura em bronze, em tamanho real, feita por Luigi Enzo Mattei, também pode ser observada.
- Através da escultura, podemos perceber cada detalhe que, talvez, no lençol fúnebre, não consigamos contemplar. É possível, inclusive, tocar a dimensão da chaga (tamanho certinho de um gládio romano). Diversos visitantes já tiveram momentos fortes com a escultura, o que considero o ponto forte da exposição. É importante reiterar, também, o "banho de cultura" proporcionado na visitação - comenta o padre Paciolli.
Responsável pela exposição, Thaís Elmôr comenta que a mostra é uma imsersão cultura, independentemente da fé de quem contempla os objetos. Ela acrescenta que todos os painéis foram atestados por grandes universidades:
- Através da exposição levamos a várias cidades do Brasil as marcas da flagelação, morte e ressurreição de Cristo.
Confira, em vídeo, algumas imagens da exposição:
EXPECTATIVA
Responsável pelas obras de misericórdia da Comunidade Católica Olhar Misericordioso, Cristina Jobim explica que trazer a réplica do Sudário à cidade é um sonho de mais de dois anos.
- Contemplar, não apenas o sudário, mas a coroa de espinhos, os pregos, as moedas e outros objetos do tempo de Cristo é uma oportunidade única e imperdível. A pessoa envolvida nesse manto sofreu dores e cortes que correspondem aos flagelos de Cristo. Cada peça é rica em detalhes e devidamente documentada por historiadores e cientistas - afirma Cristina.
Segundo a superintendente do Shopping Praça Nova Santa Maria, Luciane Lanção, a ExpoSudário já rodou por vários shoppings da Aliansce. Para ela, trazer a mostra ao centro do estado é um presente para Santa Maria.
Prefeitura de Santiago lança campanha do agasalho
Luciane conta que, desde que
o presidente do conselho da Aliansce, Renato Rique, conheceu o padre Alexandre Paccioli, abraçou a exposição:
- A exposição conta a história de Cristo de uma forma clara e traz aspectos científicos esclarecedores. Nosso objetivo era trazer a mostra já nos primeiros dias de funcionamento do Praça Nova. Acredito que ela reflete um pouco da identidade de Santa Maria, uma cidade cheia de fé e que merece esse presente.
A superintendente, que já passou pela exposição no Rio de Janeiro, recomenda que o visitante passe pelo circuito sozinho para aproveitar cada momento:
- A exposição é muito contemplativa. No livro de visitas da ExpoSudário no Rio, escrevi que não estava preparada para o que encontrei. Nossa equipe está envolvida de corpo e alma nessa iniciativa que é maravilhosa, linda e emocionante.
Para o padre Alexandre Paccioli, a exposição sobre o santo sudário representa mergulhar na cultura, pois ela agrega mais de 10 disciplinas:
- Todos, independentemente do aspecto religioso, encontrarão na ExpoSudário um grande espaço de conhecimento. Levar a mostra a Santa Maria, para mim, é muito especial, justamente por ser uma cidade universitária. Tenho certeza que todos esses estudantes, em algum momento ou em alguma disciplina, estudaram o Sudário de Turim.
O QUE A EXPOSIÇÃO CONTEMPLA
- Réplica, em tamanho natural, do Sudário conservado na Catedral de Turim (quadro)
- 36 painéis explicativos, divididos em cinco fases (introdução, análise científica, percurso histórico, análise médico-forense e holograma e estátua de bronze)
- Réplica dos instrumentos de tortura
- Mostruários com as moedas que estiveram sob os olhos do Homem do Sudário e réplicas da coroa de espinhos, dos pregos, dos flagelos e da tumba de Cristo
- Uma escultura em bronze, feita a partir de todos os estudos científicos do Homem do Sudário e elaborada pelo famoso escultor italiano Luigi Enzo Mattei
Quer ser guia da exposição?
O Shopping Praça Nova seleciona voluntários para serem guias da exposição. Interessados podem enviar e-mail para marketing@pracanovashopping.com.br. Todos passarão por treinamento
Visitação
A exposição fica aberta para visitação gratuita, de segunda a sexta, das 14h às 22h, sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Para agendamento de excursões, entrar em contato pelo e-mail espacocliente@pracanovashopping.com.br ou pelo fone (55) 3033-8707, das 12h às 20h